ITA forma 105 novos Engenheiros

ITA forma 105 novos Engenheiros

Nesta sexta-feira (16/12), a Força Aérea Brasileira (FAB) formou mais 105 novos Engenheiros da Turma 2022, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição universitária pública especializada nas áreas de Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial e que está ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). A cerimônia de formatura aconteceu na sede do ITA, em São José dos Campos (SP). 

O ato foi presidido pelo Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que esteve acompanhado do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; e do Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia. Demais autoridades, civis e militares, também prestigiaram a solenidade.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior agradeceu, em nome da FAB, o trabalho realizado pelo ITA e pelo DCTA . “Hoje entregamos ao Brasil mais 105 dos melhores Engenheiros desse país. Agradeço a cada um de vocês por terem chegado até aqui. Parabéns pela escolha do local: aqui nasceu a Indústria Aeronáutica Brasileira; foi aqui que nasceu, na década de 60, aquele avião Bandeirante que está desenhado na parede que é o mesmo que está estacionado lá fora, voando até hoje, mostrando a excelência do produto que foi desenvolvido por nossos engenheiros», disse.

O Comandante também destacou os feitos das Instituições evidenciando que os engenheiros, apesar de todas as dificuldades, conseguem priorizar a Indústria Aeronáutica Brasileira. «Eu tenho muito orgulho em dizer que a FAB coopera com muito disso com seus recursos. Parabenizo vocês pela escolha do Patrono e do Paraninfo que certamente em os quais vocês viram valores, posturas e atitudes que serão espelho para o futuro, que eu espero que seja brilhante”, concluiu.

O Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia comentou acerca de mais esta conquista, a formatura de novos profissionais para a FAB e para o mercado de trabalho. “Obrigado Comandante. O ITA foi criado pela FAB e se está funcionando há 72 anos é porque a Força Aérea aplica os recursos na sociedade brasileira de forma inteligente, em primeiro lugar no DCTA e também no ITA. A reputação que o ITA alcança é resultado dos formandos e do investimento capaz da FAB na nossa escola”, disse. 

Menções honrosas

Na solenidade, aconteceu a tradicional entrega das menções honrosas a alunos que registraram as maiores notas. A entrega da Láurea Summa Cum Laude, a maior láurea do Instituto, que é outorgada aos Engenheiros que obtiveram Média Geral Louvor (L), isto é, média geral igual ou superior a 9,5 na escala de zero a dez. Apenas 37 alunos obtiveram semelhante desempenho na história do ITA.

A  Engenheira Ana Paula Lopes Schuch, que obteve a maior média na turma de 2022 do ITA recebeu a Láurea Summa Cum Laude, falou sobre a jornada no Instituto. «Estou muito Feliz foram 5 anos com muita dedicação , muito estudo, é a consagração de tanta dedicação», disse.

O Instituto

O ITA foi criado em 1950 e integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Sua missão é ministrar o ensino e a educação necessários à formação de profissionais de nível superior, nas especializações de interesse para a aviação em geral, e, em particular, à Força Aérea Brasileira; além de  manter cursos de extensão universitária, de pós-graduação e de doutorado. 

Fonte: http://www.ita.br

Más artículos de la Universidad

Suscríbete al Grupo Tordesillas​

Introduce tu email y recibirás las novedades del Grupo Tordesillas mensualmente en tu correo electrónico.

Scroll al inicio