ITA e Universidade de Calgary assinam acordo para criação de duplo diploma de doutorado

ITA e Universidade de Calgary assinam acordo para criação de duplo diploma de doutorado

No dia 16 de outubro de 2023, foi assinado um Acordo de Cooperação Acadêmica entre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade de Calgary, localizada na província de Alberta, no Canadá, para a criação de um programa internacional de Dupla Titulação em Engenharia. O convênio também é chamado de Joint PhD Program e contempla uma formação em nível de Doutorado em Engenharia Civil.

Participaram da solenidade o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Vice-Reitor e Vice-Presidente Associado de Pesquisa da Universidade de Calgary, Professor Janaka Yasantha Ruwanpura, a Cônsul Comercial do Canadá, Emily King, o Trade Commissioner do Canadá, Alexandre Krell Pedro, e a Pró-Reitora de Pós-Graduação do ITA, Professora Doutora Emília Villani.

Com a assinatura do acordo, os alunos do ITA e da Universidade de Calgary terão a oportunidade de realizar pesquisas acadêmicas de doutorado em ambas as instituições, contando com o apoio de professores orientadores das duas universidades. Ao concluírem os estudos, eles receberão um diploma reconhecido tanto pela instituição brasileira, quanto pela canadense.

Na abertura da cerimônia de assinatura do acordo, o Reitor do ITA ressaltou que as duas instituições já têm mais de 20 anos de atividades conjuntas. “Essa é a primeira parceria internacional do ITA exclusivamente na área de Engenharia Civil, o que nos motiva ainda mais. E já pensando em ampliar essa colaboração, pretendemos nos aprofundar também no setor de Energia para atender demandas da sociedade brasileira e do Comando da Aeronáutica”, disse, afirmando ainda que, com a oficialização da parceria, “existe uma perspectiva muito positiva para o futuro”.

Emily King comemorou a oficialização do programa dizendo que “uma das coisas mais importantes é que o documento foi elaborado após uma minuciosa análise entre as duas instituições, resultando em algo sólido e baseado na experiência de ambas as partes”.

O Vice-Reitor de Calgary, Professor Janaka Yasantha Rywanpura, endossou, afirmando que “ao assinar este acordo, estamos ansiosos para ver os resultados dessa excelente parceria com o ITA, assim como o fortalecimento da relação entre o Brasil e Canadá”.

Também estiveram presentes no evento professores universitários das duas instituições. Alexandre Gomes de Barros é formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Pesquisa Operacional e Transportes pelo ITA. Atualmente, é Professor Associado de Engenharia de Transportes na Universidade de Calgary, onde concluiu seu doutorado sobre o mesmo tema em 2001. “Sou professor no Canadá desde 2004, e já nesse início havia uma colaboração com colegas do ITA. Hoje estamos formalizando essa cooperação, facilitando as ações acadêmicas entre as duas instituições”, disse.

Sobre Universidade de Calgary

Localizada na província de Alberta, a Universidade de Calgary tem sede na cidade de mesmo nome, que conta com uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes. Fundada em 1966, possui cinco campi, um deles em Doha, no Qatar. Com mais de 26 mil alunos de graduação e 8 mil de pós-graduação, tem um dos melhores rankings de pesquisa no Canadá e em 2023 foi apontada como a que mais cria startups no país pelo terceiro ano consecutivo.

Fonte: http://www.ita.br

Más artículos de la Universidad

ITA forma 105 novos Engenheiros

Nesta sexta-feira (16/12), a Força Aérea Brasileira (FAB) formou mais 105 novos Engenheiros da Turma 2022, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição universitária pública

Leer más »

Suscríbete al Grupo Tordesillas​

Introduce tu email y recibirás las novedades del Grupo Tordesillas mensualmente en tu correo electrónico.

Scroll al inicio