UNIRIO marca presença em congresso internacional de educação e firma parcerias com instituições cubanas

UNIRIO marca presença em congresso internacional de educação e firma parcerias com instituições cubanas

Reitor e coordenadora de Relações Internacionais representaram a Universidade nas atividades em Cuba.

Entre os dias 4 e 11 de fevereiro, o reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, e a coordenadora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Vanessa Teixeira de Oliveira, estiveram em viagem a Havana, Cuba, para participar, entre outras atividades, do 14º Congreso Internacional Universidad 2024: “Educación superior del futuro: transformación social, calidad, pertinencia y sostenibilidad”.

No âmbito do Congresso, ocorreu a 4ª Reunião Preparatória da Conferência Regional de Educação Superior (CRES +5). A Conferência acontecerá no mês de março, em Brasília. Mais de 160 pessoas participaram da reunião, incluindo o professor Da Costa e a coordenadora Vanessa Oliveira. No evento, foram discutidos os 12 eixos temáticos da CRES +5, com base em documentos de trabalho que foram desenvolvidos de forma aberta e consensual em toda a América Latina e Caribe.

Também em Havana foi realizado o Encontro dos Reitores das Universidades de Cuba e do Brasil. Na ocasião, foram firmados os Memorandos de Entendimento entre a UNIRIO e as seguintes universidades cubanas: Universidad de las Tunas (ULT); Universidad Central “Marta Abreu” da las Villas; e Universidad de Artemisa.

No decorrer do Congresso, também foram firmados um Memorando de Entendimento com a Escuela Superior de Cuadros del Estado y del Gobierno e uma Carta de Intenções com a Universidad de la Habana.

O objetivo dos memorandos e da carta de intenções é promover vínculos acadêmicos entre a UNIRIO e as instituições cubanas, por meio de pesquisas colaborativas, compartilhamento de informações científicas sobre áreas de interesse mútuo e outras colaborações, incluindo publicações.

Para a coordenadora Vanessa Oliveira, é fundamental que a UNIRIO participe de fóruns internacionais de discussão sobre o futuro da educação superior no contexto regional, especialmente pela defesa da universidade pública e gratuita. «Nossa missão em Havana foi ainda bastante produtiva no sentido de abrirmos canais para novas parcerias com universidades cubanas. Temos muito a aprender e a ensinar com as universidades dos países da América Latina e Caribe», observou.

Fonte: https://www.unirio.br

Más artículos de la Universidad

Suscríbete al Grupo Tordesillas​

Introduce tu email y recibirás las novedades del Grupo Tordesillas mensualmente en tu correo electrónico.

Scroll al inicio