UFPR Litoral comemora 18 anos de atividades

UFPR Litoral comemora 18 anos de atividades

Neste dia 1º de agosto o Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral) completa 18 anos de atividades. O Setor foi pensado, desde o início, a partir de um Projeto Político Pedagógico diferenciado, quebrando o modelo vigente de transmissão do conhecimento, pelo qual os estudantes têm as aulas expositivas como principal fonte de formação. 

Inspirada na educação emancipatória fundamentada em Paulo Freire, a UFPR Litoral tem o intuito de contribuir para a formação dos estudantes em todos os seus aspectos: pessoal, profissional, comunitário, político e social. Acredita-se, deste modo, que universidade não é apenas o local para buscar um caminho de inserção no mercado de trabalho, mas sim um espaço em que é possível desenvolver trajetórias de vida, formando habilidades como o empreendedorismo, o poder de envolvimento com as pessoas e a interação com a comunidade.

O Projeto Político Pedagógico da UFPR Litoral prevê a promoção da educação pública integrada, visando ao desenvolvimento sustentável de toda a região litorânea do Paraná. A proposta é baseada em projetos e desenvolvida junto às comunidades locais, buscando contribuir decisivamente para o desenvolvimento científico, econômico, ecológico e cultural. Isso propicia uma forte interação entre a comunidade universitária e a comunidade litorânea na construção de um novo ciclo de desenvolvimento regional.

Os estudantes são formados de modo que possam contribuir na retomada do crescimento social e econômico regional. Para isso, as atividades de ensino, pesquisa e extensão são realizadas de forma integrada, uma vez que o acesso ao conhecimento científico é proporcionado de forma vinculada às necessidades da comunidade local.

Atualmente, o setor oferece seis cursos de graduação na modalidade licenciatura: Artes, Ciências, Educação do Campo, Educação Física, Geografia e Linguagem e Comunicação; cinco na modalidade bacharelado: Administração Pública, Ciências Ambientais, Gestão e Empreendedorismo, Saúde Coletiva e Serviço Social; e três teccólogos: Agroecologia, Gestão de Turismo e Gestão Imobiliária.

Na pós-graduação, estão disponíveis dois cursos de mestrado: Desenvolvimento Territorial Sustentável e Mestrado Profissional de Ensino das Ciências Ambientais; e três especializações: A questão social pela perspectiva interdisciplinar, Alternativas para uma Nova Educação e Educação do Campo e a Realidade Brasileira a partir dos seus pensadores.

O ingresso nos cursos de graduação da UFPR Litoral se dá por meio do vestibular. Os interessados em ocupar uma das vagas ofertadas pela universidade têm até o dia 23 de agosto para se inscrever, no site www.nc.ufpr.br. Os cursos de pós-graduação possuem processos seletivos próprios, que podem ser acompanhados nos respectivos sites.

Fonte: https://ufpr.br

Más artículos de la Universidad

Suscríbete al Grupo Tordesillas​

Introduce tu email y recibirás las novedades del Grupo Tordesillas mensualmente en tu correo electrónico.

Scroll al inicio