Universidade de Coimbra vence Portugal Digital Awards: UC Teacher eleita melhor projeto de educação

Universidade de Coimbra vence Portugal Digital Awards: UC Teacher eleita melhor projeto de educação

A UC estava nomeada na categoria Best Education Project, ao lado da estação televisiva SIC e da Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A plataforma académica online UC Teacher, da Universidade de Coimbra (UC), foi distinguida como o melhor projeto no sector da educação (Best Education Project), nos Portugal Digital Awards, entregues ontem (terça-feira, 14) à noite, no Casino Estoril. Estes galardões são uma iniciativa conjunta da IDC Portugal e da Axians, que premeia os melhores projetos e práticas de transformação digital de organizações nacionais.

Depois de se ter destacado entre as mais de 300 candidaturas aos Portugal Digital Awards 2021, a Universidade de Coimbra estava nomeada na categoria Best Education Project, ao lado da estação televisiva SIC e da Unidade de Computação Científica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O projeto UC Teacher é uma plataforma académica online que, em ligação com o sistema académico Nonio, disponibiliza salas virtuais por unidade curricular/turma para a realização de aulas síncronas, desmaterializa o lançamento de sumários e a gestão de presenças e apresenta diversas funcionalidades de acompanhamento dos estudantes, através da disponibilização de materiais de apoio, conteúdos gravados, grupos de conversação, salas de vídeo privadas e tradução automática, entre outras.

«Soubemos transformar a dificuldade numa oportunidade», Reitor da UC

Lançada em setembro de 2020, no arranque do ano letivo 2020/21, com versões para docentes (UC Teacher) e para estudantes (UC Student), e adaptada à utilização em computador, tablet ou telemóvel, esta plataforma veio dar resposta à necessidade de digitalização de processos potenciada pela pandemia de Covid-19, permitindo uma maior proximidade entre docentes e estudantes. No período de um ano registou cerca de 40.000 aulas e reuniões virtuais, envolvendo 30.000 utilizadores ativos, e gerou 400 TB (Terabyte) de tráfego áudio e vídeo.

“Esta distinção é o reconhecimento de uma grande aposta da Universidade de Coimbra que, perante uma circunstância adversa, soube procurar soluções – e soluções de vanguarda. Soubemos transformar a dificuldade numa oportunidade e, como tenho sublinhado, a UC Teacher é muito mais que uma ferramenta para fazer face às vicissitudes resultantes da situação pandémica: é um salto qualitativo na digitalização da UC que ficará para o futuro”, afirma o Reitor da instituição, Amílcar Falcão.

Na cerimónia dos Portugal Digital Awards, o prémio foi recebido pelo Vice-Reitor da UC, Luís Neves, acompanhado pelo Diretor Técnico da UC Framework, Valentim Branquinho.

Fonte: https://noticias.uc.pt

Más artículos de la Universidad

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Suscríbete al Grupo Tordesillas​

Introduce tu email y recibirás las novedades del Grupo Tordesillas mensualmente en tu correo electrónico.

Ir arriba