Surgical suspension rate: assistance quality indicator.

RESUMO:
Introdução: Inúmeros são os motivos das suspensões cirúrgicas, que importam ser conhecidos para dar maior organicidade e qualidade aos processos gerenciais e assistenciais.
Objetivos: Identificar a taxa de suspensão de cirurgias eletivas de hospital público do Estado do Rio de Janeiro e ana- lisar as principais causas de suspensão, estratificando os achados pelas clínicas cirúrgicas.
Método: Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, que uti- lizou 7.931 formulários de suspensão cirúrgica de janeiro de 2015 a dezembro de 2017. Excluíram-se 28 formulários que não apresentavam o motivo da suspensão, analisando-se 7.903. Realizou-se a análise por meio de estatística descritiva e cálculo da taxa de suspensão cirúrgica.
Resultados: A taxa de suspensão cirúrgica do hospital foi de 18,5% em 2015, 20,5% em 2016 e 16,8% em 2017. A condição clínica do paciente desfavorável para a realização da cirurgia foi o motivo mais evidente nas clínicas de Cirurgia Geral, Urologia e Ginecologia no período analisado.
Conclusão: Vários são os reflexos da suspensão cirúrgica, tanto para o paciente quanto para a instituição. A adoção de medidas para a redução dessas taxas implica melhora da gestão e da organização do serviço de saúde.
Palavras-chave: Procedimentos cirúrgicos eletivos. Organização e administração. Indicadores de qualidade em assistência à saúde. Centro cirúrgico hospitalar. Assistência perioperatória.
Deja una respuesta