Iscte lidera mestrado europeu para a transformação digital na saúde

Iscte lidera mestrado europeu para a transformação digital na saúde

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa vai liderar a criação de um mestrado europeu em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde.

O consórcio transnacional e intersetorial liderado pelo Iscte venceu o concurso europeu Advanced Digital Skills, do programa Europa Digital, lançado pela Comissão Europeia.

O projeto visa desenvolver e implementar um programa de mestrado de competências digitais especializadas para o sector da saúde. O processo de cocriação facilitará a construção de um ecossistema com vista a encontrar soluções para problemas complexos de saúde em sociedades em envelhecimento.

ManagiDiTH – Master of Managing Digital Transformation in the Health Sector (Mestrado de Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde) recorre a competências pedagógicas e técnicas inovadoras de quatro universidades parceiras, um centro de investigação e organizações de saúde e tecnologia, com base em projetos que já foram implementados e amadurecidos dentro do consórcio.

Especificamente, o projeto propõe-se: desenvolver referências de formação para o nível 7 do Quadro Europeu de Qualificações no setor da saúde digital; implementar um modelo pedagógico trilógico que dê prioridade a estratégias de aprendizagem baseadas em problemas, apoiadas por ferramentas digitais; criar um ecossistema de aprendizagem interdisciplinar composto por um modelo de hélice quádrupla (incluindo a academia, indústria, decisores políticos e sociedade civil); qualificar os alunos que se formam nas áreas da Saúde, Segurança Social, Negócios e Administração, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Os parceiros de consórcio representam quatro países (Portugal, Finlândia, França e Grécia) e asseguram competências e conhecimentos relevantes para a implementação do projeto, nomeadamente: engenharia, organização e perícia clínica no sector da saúde, conceção de serviços, pedagogia, gestão, competências tecnológicas avançadas e digitais.

Além do Iscte, o projeto integra os seguintes parceiro: Laurea-Ammattikorkeakoulu Oy; Aristotelio Panepistimio Thessalonikis; Universite Gustave Eiffel; Instituto de Telecomunicacoes; Whymob, Lda; Clinipower Finland Ltd;  Mundiserviços – Companhia Portuguesa de Serviços e Gestão, Lda. 

São parceiros associados: Health Cluster Portugal; Thessaloniki Women Association With Breast Cancer «Alma Zois»; Finnish Diabetes Association; European Network Of Living Labs Ivzw, The Union For Senior Services, Valli; Cruz Vermelha Portuguesa; Adhd Hellas; Hovi Group Oy. 

Fonte: https://www.iscte-iul.pt

Más artículos de la Universidad

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Suscríbete al Grupo Tordesillas​

Introduce tu email y recibirás las novedades del Grupo Tordesillas mensualmente en tu correo electrónico.

Ir arriba